MIX5: Aquele das Mulheres e dos Direitos Humanos.


O Brasil foi vitima de um grande golpe nos últimos dias e o pastor racista e homofóbico Marcos Feliciano foi eleito o presidente da comissão de Direitos Humanos e minorias da Câmara Federal. Hoje por motivo de termos o dia internacional das mulheres, eu pensei em falar sobre musicas que falassem sobre os direitos humanos e sobre uma os direitos das mulheres. Analisando as  muitas “homenagens” que vi nos  murais do Facebook dos meus amigos, percebi que ainda imperam idéias que apenas fortalecem  estereótipos de gêneros. Parece que de modo geral as pessoas acreditam que é obrigação das mulheres serem sempre bonitas (Eu me pergunto o que é SER BONITA), sensíveis, leves e delicadas...  Eu vejo isso como uma definição machista do que é ser uma mulher e discordo completamente dela. Acredito que uma mulher pode ser tudo o que ela quiser, também acho muito cômodo desejar feliz dia das mulheres no Facebook e falar que as mulheres devem ser respeitadas, mas na pratica o respeito ainda não é concreto... Qualquer mulher que fuja do padrão estereotipado é coagida socialmente... É chamada de PUTA, SAPATÃO, VAGABUNDA, MARIA MACHO e tantos outros palavrões que talvez fossem impossíveis de listar... Mesmo depois de 81 anos das mulheres terem recebido o direito do Voto no Brasil, a representação política das mesmas ainda é pouca. No mundo dos negócios, as mulheres ainda são minoria nos melhores cargos e ganham menos que os homens, as mulheres ainda sofrem com a insegurança e a falta de liberdade. Em uma sociedade machista como a que vivemos, é normal vermos histórias de mulheres que foram estupradas e ao qual a justiça se mostrou ineficiente. Mas agora, vamos falar de musica:

1-Ellen Oléria- Testando


Ellen Oléria canta as dificuldades de um mundo racista e sexista. O que me chama a atenção nessa musica é o trecho:

 “A mulherada já sabe o cotidiano da rua, anoiteceu sozinha cê não tá segura”

Ele também fala sobre o preconceito Racial que também sofreu. E é uma pena que tenhamos um Pastor na Comissão de Direitos Humanos e minorias que afirme que façam declarações do tipo:
"Não coloco Gays e negros no mesmo balde como muitos dizem por aí. Ser gay é uma questão de escolha, ser negro é uma questão de azar."

2- Madonna - Express Yourself


Essa é sem duvida alguma é um das musicas mais importantes da carreira de Madonna. A musica é sobre a liberdade sexual das mulheres. Madonna fala sobre o amor e sobre sexo, no refrão ela diz:

“Você merece o melhor na vida, então se não está na hora certa, siga em frente. Ficar em segundo plano nunca é o bastante, você fará melhor por conta própria.”

Madonna está corretíssima ao afirmar isso. Nunca deixe que seus sonhos sejam colocados em segundo plano por causa de um homem. Como disse Lady Gaga: “Algumas mulheres escolhem seguir os homens,e outras escolhem seguir seus sonhos. Se você está se perguntando em qual direção seguir, lembre-se de que sua carreira jamais acordará de manhã e dirá que não te ama mais.”
Coloque-se em primeiro lugar, pois não há amor alheio que possa substituir o amor próprio.

3- Stupid Girl- Pink

Em Stupid Girl, Pink fala sobre os estereótipos de feminilidade. Pink se questiona sobre o papel social da mulher na nossa sociedade ocidental. Sobre a mulher como individuo passivo que age apena para agradar os desejos dos homens. Pink critica a mulher como simples objeto sexual e  se questiona:

O que aconteceu com os sonhos de uma garota presidente?...Ela está dançando no clipe ao lado do 50 cent... Elas viajam em grupos de duas ou três com seus cachorrinhos e suas roupinhas minúsculas. Onde? Oh! Para onde as pessoas inteligentes foram? Onde elas podem estar?

Em outro trecho da musica ele retoma a mesma ideia:

A doença está se espalhando, é uma epidemia. Estou com medo que não haja cura.
O mundo acredita nisso e está me deixando louca. Eu não aguento mais. Estou tão feliz que nunca me ajustarei. Essa nunca seria eu...Garotas orgulhosas e ambiciosas, isso é o que quero ver... Desastre por toda parte... Mundo desesperado... Sua única preocupação é se eles vão estragar o meu cabelo.”

4-Lady Gaga – The Queen


Nessa canção Lady Gaga nos fala um pouco sobre sua história, mas também sobre como  como é difícil ser uma mulher forte e decidida apesar dos preconceitos. Em certo trecho da canção ela nos diz:

“Sempre que eu começo a me sentir forte eu sou chamada de vagabunda na noite. Mas eu não preciso dessas armas de 14 quilates para vencer...Eu sou uma guerreira, eu insisto, é a minha vida”

A arma de 14 quilates é uma clara referência ao papel social da mulher na sociedade. Esteja sempre bonita e chame a atenção dos homens, mas como Gaga falou, você não precisa de uma “Arma de 14 quilates” para ser uma vencedora. No trecho seguinte Gaga fala:

“Eu posso ser a rainha que está dentro de mim. Esta é a minha chance de me libertar e ser corajosa por você...Você vai ver!”

É obvio que Gaga fala em ser forte para um outro, e esse outro no caso seria seus fãs, mas ela também está falando que ela pode ser a RAINHA que já existe dentro dela. Se ela é uma rainha, de que reino ela está se referindo? A resposta vem na frase seguinte:

“Está é a minha chance de me libertar e ser corajosa.”

Gaga está falando sobre ter o direito de governar a sua própria vida, sobre ser senhora de si.

5- Beyoncé- Run The World(Girls)


Beyocé dedica a musica para todas as mulheres. Na letra ela diz:

“Essa vai para todas as mulheres que estão conseguindo tudo com muito esforço e para todos os homens que as respeitam.”

 Beyoncé também fala sobre como esse discurso de mulher ser o sexo frágil é pura balela. Beyoncé fala sobre as mulheres que trabalham de  “9h as 17h”  Beyoncé também fala:

Estou representando as garotas que conquistaram o mundo. Ajude-me a propor um brinde para as graduadas da universidade

A luta a favor do direito das mulheres não acaba por ai e é preciso que as minorias se unam.  Não podemos deixar que os fundamentalistas matem a LIBERDADE e a DEMOCRACIA, não podemos permitir que o nosso país se transforme em uma teocracia. O Estado deve ser laico e respeitar a todos. Ninguém merece ser ofendido verbalmente ou fisicamente por ser o que se é. A nossa sociedade é plural e às diferenças devem ser respeitadas.Citando Matin Luther King, convoco todas a mobilização social pois:

“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”

Se você ainda não está por dentro do assunto da Comissão do Direitos Humanos e Minorias aconselho a ler o meus post "Pastor Homofóbico e Racista pode assumir a Presidência!!" (Clique aqui para ler)
E também pode acompanhar tudo pelos perfis do Facebook do Deputado Jean Wyllys (Link para o perfil) e o da Deputada Erika Kokay (Link Aqui). Caso você seja de São Paulo, você também pode participar do Ato em Répudio a Nomeação do Pr. e Deputado Marco Feliciano(PSC) a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias( CDHM). O ato acontecerá nesse Sábado( 14:00h) na Esquinas da Av. Paulista, R. da Consolação e Rebouças. (metrôs Consolação e Paulista) para mais informações acesse a pagina do evento no Facebook (Link).

P.S: Esse post é dedicado a minha mãe e a minha irmã (Duas mulheres fortes) e as minhas queridas amigas Dayse, Maglliane e Débora.

Copyright © 2013 Radar Jovem - Template by SoraTemplates and Blogger Templates - Anime OST.