MiX5: Aquela dos Livros.


Essa semana resolvi dar continuidade ao que vim fazendo nas duas primeiras semanas. Na primeira postagem eu falei sobre como as musicas apresentadas nessa coluna seriam variadas, no segundo eu falei um pouco sobre história do audiovisual e sobre a relação cinema e musica. Semana passada eu falei sobre os Pet Shop Boys.
É verdade que a maioria das coisas que falei por aqui foram um tanto quanto “en passant“, mas acho que isso aconteça especialmente por achar que não haveria espaço para falar sobre tudo o que já foi feito e o que vem sendo feito no mundo da musica. O mundo da musica é muito complexo, por exemplo, se voltasse a postagem sobre o audiovisual, eu poderia falar sobre filmes como o Metropolis (1927) do diretor alemão Fritz Lang. Esse filme é basicamente uma grande referencial na cultura pop, artistas pop como Madonna, Beyoncé, Queen e até mesmo artista vanguardistas como os caras do grupo alemão Kraftwerk  foram influenciados esteticamente ou até mesmo tematicamente por esse filme.
A verdade é que no mundo da musica, as referências são muito comuns. A musica fala sobre temas do cotidiano como festas, brigas, traição, amores, morte, problemas políticos, as coisa que vemos, as coisas que sentimos, as coisas que ouvimos e por que não as coisas que lemos? Essa semana trago cinco musicas que foram inspiradas em obras da literatura mundial.

1-Kate Bush- Wuthering Heights


Inspirada no livro “O Morro Dos Ventos Uivantes” da autora britânica Emily Brontë, Kate Bush escreve uma canção inspirada em um das histórias de amor mais sombrias e mais conhecidas da literatura britânica.  A musica possui um tom fantasmagórico onde Kate Bush assume o ponto de vista da protagonista Catherine Earnshaw voltando em forma de fantasma par ao seu amado Heathcliff, um trecho da musica diz: "Há muito tempo eu vagueio pela noite. Estou voltando para o seu lado para consertar isto. Estou voltando para meu uivante, uivante. Morro dos Ventos Uivantes."

2-Don't Stand So Close to Me-The Police



Essa musica fala sobre um garota jovem que "causa arrepios" no professor.  A música faz referência ao livro Lolita de Vladimir Nabokov. Um trecho da musica diz:
Ele a vê, e ele começa a tremer e começa a tossir, tal como o velho do livro famoso de Nabakov.

3-Off the Races-Lana Del Rey

Lolita é um livro que já foi e continua sendo muito utilizado por vários compositores e bandas como inspiração e referência, a musica Off the Races da  Lana Del Rey também faz referência ao  livro de Nabakov. Na realidade, Off the Races traz uma citação ao trecho inicial do mesmo livro do Vladimir Nabakov. O refrão da canção diz: “ Light of my life, fire in my loins”... Uma clara referência ao seguinte trecho do livro: “ Lolita, light of my life, fire of my loins. My sin, my soul. Lo-lee-ta: the tip of the tongue taking a trip of three steps down the palate to tap, at three, on the teeth.” Além disso Lana Del Rey também possui uma musica intitulada Lolita.


4-Killing an Arab- The Cure

   
Esta música é sobre alguém que matou um árabe em uma praia e está pensando nisso enquanto observa o corpo. A musica foi inpirada no livro “O Estrangeiro” de Albert Camus. A canção não possui tom racistas, apesar de ter causado uma certa polêmica por causa do título.  O livro fala sobre o existencialismo e o titulo “ Killing an Arab” foi retirado de uma passagem em que o personagem principal pensa sobre o vazio da vida depois de matar um homem em uma praia.

5- Venus In Furs- The Velvet Underground


Venus In Furs é inspirado no romance de mesmo título “A Vênus das Peles”, escrito e publicado por autor austríaco Leopold von Sacher-Masoch, em 1870.  O livro conta a história de um homem que deseja ser dominado e tratado como escravo pela mulher que ele ama. O termo masoquismo se origina do  sobrenome “Sacher-Masoch”. Um trecho da musica  diz: “Vem ao sinal do sino, seu servo, não o abandone. Golpeie, querida senhora, e cure o coração dele

Isso é tudo por essa semana, mas fico pensando se alguma vez paramos para pensar quais livros fizeram ou fazem parte do nosso imaginário, ou quais livros possuem certa influência sobre a formação da nossa identidade como pessoa? Os livros não influenciam apenas compositores, mas também influenciam as pessoas normais.
Se olharmos um pouco para trás, podemos perceber que desde pequenos somos apresentados a narrativas que nos ajudam a entender um pouco o mundo. Chapeuzinho Vermelho, Os Três porquinhos, Cinderela, Branca de Neve, Pinóquio, O Pequeno Príncipe, Alice no País das Maravilhas, a Bíblia e tantos outros livros são referenciais na formação da nossa identidade. Já parou para pensar em como todos esses livros nos ensinam desde pequeno como devemos agir??? Chapeuzinho Vermelho não nos apresenta lições de moral? Não aprendemos com a Chapeuzinho Vermelho que devemos seguir conselho dos nossos pais? Também não foi essa mesma narrativa que aprendemos que não devemos confiar em estranhos ou devemos tomar caminhos desconhecidos??? A literatura é viva e nos apresenta descrições do mundo, como ele é e como ele deveria ser. Como somos ou como deveríamos ser.... O que você tem lido ultimamente e como isso tem feito você perceber o mundo ao seu redor? Como as coisas que você tem lido fazem com que você perceba a si próprio. Pense nisso.

-Jota
Copyright © 2013 Radar Jovem and Blogger Templates - Anime OST.